Missão

O projecto Terra Una pretende contribuir para a tomada de consciência de que nós, humanos, somos seres integrantes e indissociáveis da biosfera, da Natureza.

No planeta tudo está interligado e o ser humano não é um elemento estranho e exterior a esse todo. No nosso ADN é evidente que somos parentes de todos os seres vivos, animais e plantas, e que convivemos, desde o início da vida na Terra, nesta magnífica caminhada que tem sido a evolução das espécies. Todos parceiros da generosa Criação.

Curiosamente, S. Francisco de Assis já no séc. XIII afirmava que todos, animais e plantas, somos familiares, portanto de uma mesma Origem; seis séculos antes do genial Charles Darwin. O mesmo sucedeu em outras religiões e credos espirituais, tanto no Oriente como em sociedades ditas primitivas.

O cavalo surge neste projecto como um velho companheiro do Homem, simbolizando um facilitador para o despertar dessa relação de pertença. Portanto, é aqui encarado como um amigo, de longa data, e parente e nunca como um objecto.

O Homem pode encontrar no cavalo um companheiro para a sua caminhada de redescoberta de pertença ao planeta, do qual são habitantes iguais. A alegria de viver observada num cavalo, não oprimido, garante-nos que não estamos sozinhos nesse imenso prazer de sentir a liberdade na Terra, quando com ele a percorremos, celebrando os dois a Vida, numa confiante cumplicidade e partilha.

Carlos Frescata, Setembro de 2015

www.researchgate.net/profile/Carlos-Frescata